Previsão das ondas: o que todo surfista precisa saber

Por que é tão importante que o surfista esteja alinhado às condições do mar? Além de um motivo óbvio, há outro, nem tão perceptível, mas muito importante.

Caí da cama. Então, fui ver o mar e constatei o que a previsão das ondas já anunciava: tamanho na “casa” dos 2 metros, formação regular, período de 13 segundos.

Logo que, comecei a surfar me admirava quando ouvia alguém falar de tábua de marés, ventos, combinação de ondulação e vento, período, boia. Quase como o dicionário do surfe, o universo das previsões de ondas é um mundo a parte.

Aqui no blogue é possível conferir as condições para a prática do surfe através do Broou. Mas, são muitas as opções hoje em dia, tem para todos os gostos.

Aliás, quem nasceu nessa Era tecnológica não pode imaginar a dureza que era contar apenas com as previsões pouco certeiras do “DiskSurf”. Não quero “cuspir no prato”, afinal tinha vezes que acertava, a verdade é que até previsão do tempo era menos certeira até então.

Recentemente baixei o novo aplicativo do Magicseaweed e gostei também, assim como o Broou, é bem interativo.

Mas porque é tão importante estar conectado às marés e ondulações?  Bem, a razão mais óbvia é saber qual praia oferece as melhores ondas. Sem discussão nesse quesito.

Porém, tenho notado outro fator, não tão óbvio, mas em minha opinião muito importante: a consulta frequente te ajuda a “respirar” surfe, te mantém na “fissura”.

Lembro que mesmo quando morava em São Paulo e só surfava aos finais de semana (salvo algumas escapadas nos famosos “bate-voltas”) me mantinha informada sobre as condições.

Confesso que em alguns momentos foi sofrido checar a previsão de dentro do escritório, no ar-condicionado, ver fotos de ondas perfeitas quebrando em alguma praia distante da capital.

Mesmo assim, se esse for o seu caso, um (a) surfista de final de semana, aconselho fortemente checar a previsão diariamente!

E por falar em condições de mar…

Início do MEO Rip Curl Pro Portugal é adiado

As ondas estavam pequenas em Supertubos para o início do penúltimo desafio da etapa mundial. Por isso, a próxima chamada será amanhã (17), às 9h em Peniche.

Vale lembrar, que Gabriel Medina pode ser campeão mundial já nesta etapa. Clique aqui e veja como o brasileiro pode conquistar o tri antecipadamente.

Autor: origemsurf

Compartilhe esse Post

7 Comentários

    • Nossa, que post ruim. Da próxima vez, escreva um tweet: “baixe o Broou ou Magicseaweed para previsão das ondas” e nos poupe tempo da próxima vez.

      Poste um comentário
  1. Que M…. matéria ridícula…. kkk risível…. patético. Primeiro é único acesso.

    Poste um comentário
  2. Não acredito que perdi meu precioso tempo com isso!!! Kkkk meu Deus deixa que eu faço a matéria.

    Poste um comentário
  3. Que pessoal deselegante!

    Na melhor das hipóteses vcs saíram com dois aplicativos para ficarem antenados no mar.

    Sejam mais essência …….

    Poste um comentário

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *