Com etapas em Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Bahia o circuito brasileiro, CBSURF Pro 2018, anuncia premiação igualitária entre homens e mulheres, pela primeira vez na história do surfe profissional do País

Por essa a gente não esperava!

A Confederação Brasileira de Surf marcou um verdadeiro gol de placa, um tubaço! Pela primeira vez na história do surfe feminino brasileiro as mulheres irão receber o mesmo valor de premiação! Nem um centavo a menos!

Por Janaína Pedroso

Em uma semana cheia de assuntos relacionados às Olimpíadas de Tóquio, que incluíram nacionalidades trocadas, regras, critérios e afins, a CBS (Confederação Brasileira de Surfe) divulga seu calendário oficial. Com etapas em Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Bahia que juntas, totalizarão mais de 300 mil reais em premiação.

A decisão de adotar o mesmo valor de premiação foi uma orientação dada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e acatada prontamente pela confederação. O circuito CBSURF Pro Tour terá início com etapa em Pernambuco entre os dias 05 e 08 de julho deste ano.

A notícia sobre premiações igualitárias entre homens e mulheres pretende incendiar o mercado de surfe feminino. Afinal, além de conferir autoestima à categoria, acostumada estar à margem de decisões e considerações do mercado, dá luz a um importante movimento em busca da valorização da mulher como atleta de surfe profissional.

Julia Santos, Rayssa Fernandes, Yanca Costa e Larissa dos Santos em evento ano passado no Ceará. Foto Lima Junior/Pena.

O comunicado ainda anuncia iniciativa junto ao Ministério do Esporte. Por meio do Bolsa Atleta, que poderá ser solicitada a partir dos resultados dos surfistas, em todas as categorias, no circuito. De acordo com o documento, mais informações sobre como solicitar o benefício estarão disponíveis no site da confederação.

Após a primeira etapa, em Pernambuco, será a vez do estado de São Paulo receber o evento. A data prevista está programada para o período que vai de 09 a 12 de agosto. Dando sequência ao circuito, a terceira etapa ocorrerá em Santa Catarina de 11 a 14 de outubro. A última etapa será sediada em solo baiano, entres os dias 22 e 25 de novembro.

 

O calendário ainda anuncia quatro etapas do circuito CBSURF Junior Pro que ocorre nas mesmas localidades do circuito principal. Porém, em datas diferentes. De 08 a 11 de junho em Maracaípe (PE), de 03 a 05 de agosto em São Paulo (local a definir); de 05 a 07 de outubro em Santa Catarina (local a definir) e 06 a 18 de novembro na Bahia (local a definir).

Deivison Santos se emociona com vitória em Maracaípe (PE). Foto Inailson Gomes/Divulgação.