‘Ninguém conhecia ele no Brasil’, diz jornalista sobre raro encontro com Dick Dale no país

Morre Dick Dale, rei da surf music.

Aos 81 anos, morre um dos nomes mais importantes do rock. Nascido em maio de 1937, Dick Dale deixa um legado glorioso aos fãs do estilo musical ao redor do globo.

O roqueiro esteve no Brasil, em agosto de 1997, quando tocou na extinta Olympia, tradicional casa de shows que hoje, ironicamente, abriga igreja evangélica que tem o surfe como temática de pano de fundo para pregações.

O blog entrou em contato com o repórter Eduardo Simantob, um dos poucos jornalistas que tiveram o privilégio de entrevistar Dale. Em matéria publicada na Folha, o roqueiro negou a fama de “rei” da surf music, dizendo na verdade ser o criador da “Dick music”.

De acordo com o jornalista, que já vive a um bom tempo longe do Brasil, foi curiosa a reação da equipe da editoria ao oferecer a pauta.

“Mais interessante era que ninguém conhecia ele no Brasil. Lembro que quando vendi a pauta para minha editora na Ilustrada, a Bia Abramo (especialista em música), todo mundo olhou com uma cara de ‘quem é esse jeca’; e pouco depois, com Pulp Fiction, estavam todos vidrados em Miserlou”, relembra Simantob.

Eduardo acredita que esta tenha sido a única visita do astro ao Brasil. “Mas posso estar enganado, pois estou muitos anos fora”, avisa.

“O show no Olympia foi bem vazio, mas quem foi era fã ‘brabo’ e o show foi sensacional. Power trio – ele, o baixo e ‘batera’ – fazendo um barulho que dava para eletrizar um estádio de futebol”, lembra.

Quando perguntado sobre algum registro em imagem, um retrato com o astro quem sabe, Eduardo lamenta. “Eu mesmo não tirei selfie com ele, infelizmente”.

Em 2015 o roqueiro disse em entrevista concedida ao Pittsburgh City Paper que morreria caso parasse de fazer turnês um dia. “Eu não posso parar as turnês porque senão eu morro. Física e emocionalmente, literalmente eu morreria”.

As causas da morte não foram divulgadas.

Por aqui, agradecemos a contribuição da lenda do rock ao esporte e nos despedimos ao som da obra-prima Misouri.

por Janaína

Autor: origemsurf

Compartilhe esse Post

Trackbacks/Pingbacks

  1. ‘Ninguém conhecia ele no Brasil’, diz jornalista sobre raro encontro com Dick Dale no país – IEB Org - […] os momentos da rara apresentação no extinto Olympia, em 1997. … Leia post completo no blog Leia mais (03/18/2019…
  2. 'Ninguém conhecia ele no Brasil', diz jornalista sobre raro encontro com Dick Dale no país | Notícias Legais - […] divulgado através da página Folha a notícia “‘Ninguém conhecia ele no Brasil’, diz jornalista sobre raro encontro […]
  3. A força dos mortos | Origem Surf - […] um instante durante a batalha, entre mim e as ondas, veio Dick Dale à cabeça, e em uma espécie de delírio…

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *