Surfistas antifascistas

O termo ‘fascismo’ entrou mesmo de vez para o dialeto do brasileiro. Em época de tamanha polarização política, fascistas e antifascistas são o novo com ou sem glúten.

por Janaína Pedroso

Brincadeiras estúpidas à parte, já que o assunto é bem grave, o movimento de origem italiana criado por Mussolini, e tão relembrado por Bolsonaro nos últimos tempos, foi parar no surfe!

Isso porque, na onda dos avatares Antifascistas, que pipocaram nas redes nos últimos dias, também estavam lá eles: os surfistas antifascistas!

Confesso que foi com enorme satisfação que encontrei o autor da arte, e que também é responsável pelo perfil em rede social de mesmo nome: @antifasurf

O cineasta Lucas Bonini, 33 anos, que também fez uma animação especial para o blogue (obrigada!), revela sua opinião sobre a enorme quantidade de eleitores de Bolsonaro no universo salgado, em especial na sua região, o estado do Espírito Santo.

“Sou do Espírito Santo, o estado mais evangélico e feminicida do Brasil. Não é coincidência também terem votado em massa no Bolsonaro. O surfe por aqui é muitas vezes associado às tendências de moda elitista. Então parte dos interessados na prática esportiva por aqui tem essa origem, foram criados por uma elite dominante. Por isso, acredito que não seja apenas o fato de flutuarem em uma superfície revestida de resina, que os tornam dispostos a avaliar a forma como vivem em sociedade”

Lucas Bonini, surfista, cineasta e antifascista

Se de um lado tem surfista profissional promovendo fascista, de outro parece haver uma simbólica e seleta legião de esportistas comprometidos com valores democráticos. Outro assunto que não sai da pauta, a tal da Democracia.

Pimenta no olho do outro…

Mas engraçado mesmo foi ver recentemente, certos surfistas apoiadores de Bolsonaro reclamando da falta de liberdade, à medida que estavam impedidos de surfar devido à necessidade de conter uma pandemia.

E bem triste mesmo, ou cômico quem sabe (dependendo do seu grau de sarcasmo), foi assistir alguns bolsonaristas reclamando de truculência policial contra a classe surfística.

Em resumo, ao que parece, é que respeito às regras, ordem, tradição e blá blá blá, só quando lhes convém mesmo.

Confira a animação criada por Lucas Bonini para o Origem Surf

Autor: origemsurf

Compartilhe esse Post

50 Comentários

    • Matéria extremamente necessária! Há esperança.

      Poste um comentário
      • Mas que porra é essa.
        Papo de comunista filho de papai.
        Aqui no Origem Surf?
        Vão politizar em outro lugar seus comuna.
        Já não chega a perseguição nas universidades, agora querem vir com esse papo ditador no surf.
        Vão p Cuba caralho.
        #NuncaMais Origem Surf Comuna.

        Poste um comentário
        • Olha o nível desse cidadão fascista. Vai estudar seu mané

          Poste um comentário
        • Aí falou o sem noção… Em poucas palavras se denunciou…Fascistão…gado… Playboy Range Rover….se não for pobrão de direita… Tá fazendo vó que no surf? Teu negócio é lamber coturno….tomar mamadeirs de piroca…Surf é liberdade… Surfista crítico, culto está do lado da bandeira da proteção ambiental…respeita diversidade ….abomina o racismo.. não é xenofóbico….luta pela justiça social…

          Poste um comentário
        • É isso aí, origem surf, tá pensando o quê?! Vir com pensamento aqui, tá louco? Surf raiz não pensa, não politiza, não raciocina, não tem cérebro. Como você ousa querer fazer pensar os brothers da facu, tipo o FacuBr? Não vê que ele faz facu paga pelo papai pra não ter que pensar? Pegou pesado com o cara agora, hem. Quer vir com papo de ditador aqui? Sai fora, vai pra Cuba! Intervenção militar já com Bolsonaro no poder pra impedir a ditadura. Ditadura só a nossa, tá tirando? E não vem me fazer pensar não. Pensar é coisa de comunista! Aqui é surf! No brain, só waves. Na facu. Acho que é isso.

          Poste um comentário
      • Se informem galera.
        Não caiam nesse papo desse texto esdrúxulo.
        Esse pessoal da folha só quer dinheiro público, que foi cortado.
        A torneira fechou e está indo p onde deveria ir a muitos anos.
        Foram 16 anos de roubalheira comunista e nunca disseram nada pra agora vim com essa p cima da galera do surf.
        Bando de comunista isso sim com esse papo de Fascismo já morto e derrotado na 2a guerra.

        Poste um comentário
        • O cara diz que o fascismo acabou na Segunda Guerra mas acredita que o comunismo, que desapareceu com a queda do muro de Berlim e hoje só existe nas pobres-coitadas Cuba e Coréia do Norte é a maior ameaça que o Brasil enfrenta. Que facu será essa que produz analfabetos políticos? Que vergonha, meodeos.

          Poste um comentário
      • Deixa a polícia bater nos surfistas do bozo, ja que querem fazer parte desse grupo fascista. Mas depois não reclamem.

        Poste um comentário
        • Boa…pau nestes pregões chupadores de mamadeira de piroca….

          Poste um comentário
    • uauuu, conteúdo relevante diante do nosso contexto, já ta na hora dos surfistas refletirem

      Poste um comentário
    • De acordo irmão.
      Querem patrulhar no surf agora.
      Sai fora seus ladrões petistas.

      Poste um comentário
      • Troca o jargão seu inculto. Vai estudar. Para de ficar reproduzindo discurso repetitivo

        Poste um comentário
    • Não coloquem essa merda de política no nosso surf sagrado,deixem o surf fora disso seus merdas!!!

      Poste um comentário
      • Matéria apropriadissima…Esses pregos que apoiam esse governo Genocida do Bozo não conhecem porra alguma da filosofia do surf…. surf é liberdade, é preservação e conservação ambiental, é contestação, fraternização, companheirismo, solidariedade, tolerância, igualdade…Rock n rool….. não é fazer ARMINHA…. porrada…. lambeção de coturno…..Acorda mané…

        Poste um comentário
        • Direita e esquerda é a direção da nossa onda , por favor , vamos manter essa polarização fora d’água, o mar é nosso templo sempre estivemos acima disso.

          Poste um comentário
          • A questão de preservação do meio ambiente devia estar acima das bandeiras ideologicas. Mas o que vemos é uma direita chucra que não tem a menor estima pela natureza e pela preservação de vidas – marinhas ou terrestres. Quando vc individualmente está melhor consigo automaticamente tem potencial para se tornar um indivíduo melhor para o coletivo. Surfar não é comprar roupa de marca tirar selfie, é entender o valor de estar em sintonia com a natureza e levar pra vida as lições do mar. Ser melhor, nao desistir, fazer o bem, apreciar a vida, preservar a natureza, se conectar com a paz.

      • É isso aí! Pensar pra quê?! Deixe a gente na nossa ignorância, pô! Pensar o caramba, pensar é coisa de comunista!

        Poste um comentário
    • cada comentário, por isso o Brasil está nessa merda, texto é relevante no momento atual, se vc expressa uma ideia é taxado de comunista por uns idiotas, só sabem comparar com o pt. Que defende bandido está no governo milicianos

      Poste um comentário
      • Compactuo com você André… analfabetismo político no surf é de se esperar…. Tá cheio prego que não tem nada a ver com o surf…… geração sertanojo…

        Poste um comentário
    • Quem achou a materia “idiota” nao entendeu nada. Melhor: nao entende nada de nada, o q reflete em seu voto. E sem dúvida votou no presidente fascista.

      Poste um comentário
    • De fato o fascismo toma várias expressões, como o fascismo brando explícito nessa matéria quando atribui a Bolsonaro, e não aos prefeitos e governadores, as restrições nas praias. Também elite dominante era a qual o PT mantinha com a corrupção tais como OAS, Odebrecht, etc.

      Poste um comentário
    • Bruno idiota um comentário quem na acrescenta na discussão

      Perceba esse mundo do talkei vai acabar

      Poste um comentário
    • Para pessoas incultas essa matéria é idiota, pois quem taxa isso dessa maneira tem é que ir estudar. O fascismo esta ai e só não vê quem não quer

      Poste um comentário
    • Tinha que ser da folha de sp um texto idiota desse. Acabou a mamata, nao eh?? Agora tentam se rebelar

      Poste um comentário
    • Matéria apropriadissima…Esses pregos que apoiam esse governo Genocida do Bozo não conhecem porra alguma da filosofia do surf…. surf é liberdade, é preservação e conservação ambiental, é contestação, fraternização, companheirismo, solidariedade, tolerância, igualdade…Rock n rool….. não é fazer ARMINHA…. porrada…. lambeção de coturno…..Acorda mané…

      Poste um comentário
    • Respeito à liberdade è primordial. !!!!
      Não gosto de facistas !!!
      Porém se tem algum ser Facista de verdade e q não respeita a humanidade è o Lucas bonini … esse sujeito só gosta de criar intrigas e colocar os irmãos em contendas è um covarde e se esconde. Atrás da folha de São Paulo. Q è outro jornaleco medíocre

      Poste um comentário
  1. Aí que endurecer contra os fascistas sem perder a melhor da série no pós-pandemia.

    Poste um comentário
    • Excelente texto. Antigamente, surfistas eram tranquilões, “paz e amor”, eram contemplativos, amavam a natureza e eram excelentes seres humanos.
      Agora entrou muito outra energia.
      Acho ridiculo alguem praticar um esporte que está tão ligado à natureza apoiar um governo destruidor da natureza.

      Poste um comentário
      • Exatamente. Como é que alguém que depende da natureza para fazer uma das coisas de que mais gosta, pode defender uma política de destruição ambiental? 🤔

        Poste um comentário
      • Pior que surfistas fascistas babacas são a maioria, amigo…

        Poste um comentário
  2. Gostaria antes de iniciar meu comentário, deixar meus parabéns pela matéria e forma de abordagem sobre o Tema Fascismo, que vem sendo discutido em taos as esperas esportivas. Já nessa caso o SURF , sabemos bem que o surf sempre teve muitos e mantem surfistas Fascistas, racistas e de alto nível de preconceitos. Sou local do Guarujá e pego onda pouco mais de 25 anos. Durante todo minha voda voltada ao surf, presenciei e vivenciei inúmeros casos e posicionamentos, que ate um período eu mesmo já tive minhas participações. Mas oque mais me deixa motivado, que temos entre nós do surf , muita gente boa e que está disposta a mudar e evoluir a cada momento, dessa forma deixo meu abraco e segue a luta. #naopassarao

    Poste um comentário
  3. Parabéns pela matéria!!! Não é porque o surfe tem um poder alienante que devemos ser alienados. To chegando a conclusão que só se ofende com o termo antifascista quem mesmo sem consciência apoia gestos fascistas. #fascistasnaopassarao

    Poste um comentário
  4. Parabéns amigo, surfo desde os 8 anos de idade mas agora aos 49 estou afastado de uma das minhas paixões pela distância do mar ,moro em Londrina. Muito triste por ver uma grande leva de esportistas , incluindo muitos surfistas , apoiando este cidadão facista acabando com nosso país por isso, parabéns pela iniciativa, ainda há esperança. Obrigado.

    Poste um comentário
    • Parabéns Janaína pela coragem em se posicionar. Ñ está facil para os surfistas antifascistas em um esporte que anda dominado pelo bolsonarismo.
      Surfe e democracia sempre!

      Poste um comentário
  5. Na água tudo mundo é igual. É um ambiente comunista. Fascistas não são bem vindos.

    Poste um comentário
    • Que bosta de texto. Nada a ver. Da de ver que é outsider legal. Hahaha. Tudo é fascista mas sair pra rua e quebrar tudo é democrático. Nina sem noção. Só podia ser desse lixo de folha. Querem polarizar até o surf… fim da picada.

      Poste um comentário
    • Parabéns ORIGEMSURF assunto extremamente relevante e oportuno nesses tempos obscuros. Ganharam um leitor!!! Fora fascistas!!

      Poste um comentário
  6. Lucas Bonini., será o mesmo que eu conheço que surfa (ou surfava, porque tem seis meses que foi pra Portugal pra falar que trabalha)em Jacaraipe ES de long Board? Será que é o mesmo que nunca trabalhou e é bancado pelos pais que são da “elite dominante ” ? Cineasta??? Kkkkk isso só pode ser uma brincadeira…. amados, tentem nas próximas eleições , já tá ficando feio …
    Em tempo: deixem o Surf de fora dessa polarização , somos um estilo de vida acima disso tudo ! ALOHA

    Poste um comentário
    • Você diz que eu nunca trabalhei? Estou aqui neste país comunista portugal bancado pelo PETÊ pra fazer aborto clandestino sob efeito de maconha, e cara isso da um trabalho danado, acho que eu mereço muito esses milhões que a ley rouaneyy me deposita mensalmente.
      Você acha que eu não tenho surfado? ontem mesmo estávamos eu e os comunistas LULADRÃO, (bolso)Dória, Olavo de Carvalho e Jean Wilis pegando altos tubos em Nazaré. O Lula mandou um aéreo radical, poderia dizer que é um verdadeiro animal marinho. Sacou? Lula, é tipo um polvo. Mesmo lhe faltando um dedo, ele tem uma remada excelente.

      Poste um comentário
    • Max é o famoso haole que tomou enquadro de nativo. E agora faz arminha com o Bolsonaro kkkkkkkkkkkkkk

      Poste um comentário
  7. Pra se incomodar alguém antifascista, só alguém que se identifica com o fascismo. É bom saber que, longe do senso comum, nem todo surfista é alienado. Sobre “política”, mesmo ser alienado seria uma postura política: uma postura que – por omissão – favorece aos que exploram o trabalhador e lucram com as injustiças sociais. Parabéns pela matéria. Pena que alguns ainda surfem melhor do que pensem, mas há esperança.

    Poste um comentário
  8. Muito boa essa matéria, precisamos falar sobre política sim! Parabéns!

    Poste um comentário
    • Exato Monique. A política deve ser comentada em todos os cantos de nosso país.
      A política partidária . Mas essa deve ser discutida em alto nível.
      Temos que ter noção da história econômica do Brasil e do mundo para podermos dar um rumo favorável ao dinamismo econômico-social de nossa nação sem exclusão social

      Poste um comentário
  9. Surf e autoritarismo não combinam. Surf é liberdade e expressão. E liberdade é tolerancia.
    E liberdade e toletancia, não fazem parte da ideologia facista.
    Viva a democracia, a liberdade e a tolerância.

    Poste um comentário
    • Isso aí Francisco comungo em gênero, número e grau contigo…

      Poste um comentário
  10. Larga de ser alienado. O fascismo ressurge com vcs que corroboram com essas arbitrariedades; e com toda historinha mentirosa que bozo falou é vcs absorveram. Deixa de ser bobinho e vai estudar um pouco .

    Poste um comentário

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *