Baleia jubarte é encontrada morta no mar de Juqueí

Baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), possivelmente um filhote, foi avistado sem vida, esta manhã (31), no mar de Juqueí, São Sebastião, São Paulo

por Janaína Pedroso

A remoção do animal será feita possivelmente pelo Instituto Argonauta, de Ubatuba, que deve realizar a necropsia, coleta de material biológico e posteriormente contribuir com a Prefeitura Municipal para a realização do enterro do filhote.

Foto Instituto Argonauta.

A causa da morte ainda é desconhecida. Por enquanto, a equipe do Instituto Argonauta aguarda a maré baixar para então iniciar os procedimentos e remoção. Ainda não se sabe o destino da carcaça.

Sobre o PMP-BS

O Instituto Argonauta é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Reprodução Whatsapp.

Esse projeto tem como objetivo avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba.

Autor: origemsurf

Compartilhe esse Post

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *