Evento online e gratuito será realizado entre os dias 11 e 12 de março, para participantes das regiões Sul, Norte e Nordeste do país.

por João Malavolta

De volta às atividades, após breve período de adaptações devido à pandemia, a coordenação executiva do Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS), realiza Oficinas Regionais de elaboração e consolidação do programa junto às comunidades de surfe no país.

Encontro em 2019 no Museu do Amanhã. Foto Cadu Fagundes/Divulgação.

O primeiro Workshop Regional ocorreu em junho de 2019, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro, para públicos da região Sudeste. Na oportunidade, os participantes puderam contribuir durante dois dias com propostas e ideias relacionadas a governança costeira, cultura surfe, engajamento dos surfistas nas questões ambientais, comunicação e políticas públicas.

Nesta etapa, o programa encontra-se na fase de escuta social, cumprindo importante fase do processo metodológico de formulação de propostas, difusão, nivelamento de conceitos e informações qualificadas sobre Reservas de Surfe, e importância do Programa Brasileiro. Os encontros têm como objetivo promover a integração e o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre participantes.

Com um novo formato online e mais dinâmico, as próximas regiões contempladas com as oficinas serão a Sul no dia 11 e Norte/Nordeste no dia 12 de março, respectivamente. A previsão para início das oficinas é às 14h, com término às 18:30.

Os workshops terão vagas limitadas e as inscrições devem ser enviadas até o dia 05 de março, por meio do preenchimento do questionário no link: www.reservasdesurf.org/workshop

Os critérios de seleção dos candidatos para as vagas no workshop vão considerar a paridade de gênero, experiência no envolvimento com surfe e conservação, representatividade de modalidades de surfe, equilíbrio de representantes por região nos estados, representatividade da maior diversidade possível de setores interessados, entre eles: atletas, empresários, dirigentes, escolas de surfe, associações locais, acadêmicos entre outros.

Após o período de recebimento das inscrições, no dia 08, os candidatos selecionados receberão e-mails individuais com links de acesso à plataforma de transmissão do Workshop e programação.

Webinário Internacional

No dia 09 de fevereiro foi realizado o I Webinário Internacional sobre Reservas de Surf, que contou com palestrantes do Brasil, EUA e México. Na ocasião, foram apresentadas estratégias de conservação dos ecossistemas de surfe e como surfistas podem exercer protagonismo para cuidar de zonas costeiras e marinhas.

É possível acessar o conjunto das palestras online, no canal do YouTube do Programa Brasileiro de Reservas de Surf no link:

https://www.youtube.com/channel/UCqPOzLriQ3mbbvbha0yYUzQ

Acompanhe o trabalho de formulação do programa nas redes sociais: www.instagram.com/reservasdesurf e www.facebook.com/reservasdesurf

Serviço:

Workshop Regional sobre Reservas de Surf
11 de março – Região Sul
12 de março – Região Norte/Nordeste
Horário: 14hs às 18:30hs
Evento online e gratuito
Inscrições: www.reservasdesurf.org/workshop
Informações: reservasdesurf@gmail.com

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS) é uma iniciativa do Instituto Aprender Ecologia e Instituto Ecosurf e conta com o apoio internacional da organização Save The Waves Coalition.