Coproduzido pela Billabong e O2, ‘A Curiosa História de Italo Ferreira’ está disponível gratuitamente na Red Bull TV

Italo Ferreira é um desses casos clássicos que desafiam a lógica das coisas. Menino de origem simples, nascido e crescido em um vilarejo também simples. Entretanto, de forma nem um pouco ordinária apresenta-se à vida, Italo Ferreira. O menino que não virou pescador, nem funcionário público, nem aviãozinho, mas campeão olímpico de surfe. O primeiro, aliás. 

por Janaína Pedroso

A história de Ferreira está documentada de forma plena, bela, e poética, por que não? Dirigido por uma mulher,  a diretora Luiza de Moraes, a obra parece ganhar ainda mais por isso. Luiza conta que as entrevistas com o surfista e a família, todos tímidos segundo a diretora, foram sempre acompanhadas de outras atividades.  “O Italo e a família são muito tímidos e não gostam de entrevista. Foi a primeira vez que eu fiz os depoimentos sempre com a pessoa sendo entrevistada tendo algum tipo de ação ou fazendo alguma atividade. A Katiana, mãe do Italo, estava fazendo crochê; o Luizinho, pai do Italo, estava limpando peixe; o próprio Italo estava dentro do mar.”, diz Moraes, da O2.

“Quando começamos a gravar em Baía Formosa, eu nem imaginei que poderia ficar tão emocionante. Eu fico imaginando as pessoas vendo. Se eu me emocionei, acredito que as pessoas também vão sentir um pouco de como toda essa história me fez chegar até aqui, o quão difícil foi enfrentar os desafios, mas nunca desistir. E ter o apoio da minha família e dos meus amigos foi importante nessa caminhada. Estou bem ansioso para ver o resultado e acompanhar a repercussão. E só uma curiosidade: eu pedi para esperarem para lançar por conta das Olimpíadas. Eu iria fazer história lá, assim eles teriam que acrescentar mais algumas cenas”.

Italo Ferreira

A narrativa, embalada pela voz do amigo ‘Buxexa’, soa como um carinho aos ouvidos, uma coisa leve, despretenciosa, gostosa. O amigo de infância diz quão especial é integrar a obra e história do primeiro campeão olímpico do surfe. “Me ver na frente das câmeras e dando voz ao documentário do meu amigo foi gratificante, emocionante. Muitas coisas dão emoção na hora de falar, mas não pode extravasar. É algo muito especial. Isso mostra que a gente chegou onde sequer esperávamos por meio do Italo, então, só temos que agradecer”, comenta ‘Buxexa’.

Do começo até o ouro olímpico, Evan Slater, vp global de marketing da BIllabong, ressalta a originalidade de Italo. “Não tem nada parecido com a história de Italo no surfe. E nós estamos orgulhosos de trabalhar com Red Bull e O2 para compartilhar essa trajetória inspiradora com o mundo”.

Por fim, o documentário é de arrepiar, rir e chorar.  ‘A Curiosa História de Italo Ferreira’ faz quem surfa ou vive do surfe, sentir uma espécie de alegria e orgulho por, de um jeito ou de outro, fazer parte de história tão fantástica. É curiosa, mas poderia ser titânica, sublime e até sobre-humana a história de Italo Ferreira. 

Assista aqui

www.redbull.com.br/acuriosahistoriadeitalo

FICHA TÉCNICA:

  • Produção: O2 Filmes 
  • Direção: Luiza de Moraes
  • Produtores: Rafael Fortes, Luiza de Moraes e Rejane Bicca
  • Produtores Executivos: Flávia Zanini, Edney Tamachiro, Chica Mauger, Luiz Braga e Patrícia Silverstein
  • Diretor de Fotografia: Leandro Pagliaro
  • Roteiro: Mariana Bardan & Eduardo Melo
  • Trilha: Ed Cortês
  • Mixagem: Diogo Poças
  • Montador: João Macfarland
  • Line Producer: Patricia Aguiar
  • Assistente direção: Livia Duclerc, Patricia Guiar e Thai Rossano
  • Pós-Produção: O2 Filmes Post
  • Produtor de Pós-produção: Paulo Barcellos
  • Produtor executivo pós-produção: Felipe Andriolo
Documentário de Italo Ferreira tem 49 minutos de duração e aborda diferentes pontos de vista sobre o surfista. Crédito: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool.